Notícias - Obrigações Acessórias

Sefaz-MT disponibiliza novo canal de atendimento digital para o contribuinte

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de agosto de 2024

O webchat está disponível para empresas, produtores rurais e cidadãos.

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) lançou um novo formato de atendimento online para os contribuintes do estado, o webchat. A ferramenta, disponível no site da Secretaria, tem o objetivo de unificar os canais de atendimento remoto, facilitando e agilizando o acesso às informações e serviços fazendários.

O webchat está disponível tanto para contribuintes pessoa jurídica, como empresas e produtores rurais, quanto para pessoas físicas. Para acessar os serviços, é necessário informar o CPF ou o CNPJ.

De acordo com a Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (SAC), a implementação do webchat visa aprimorar a gestão do atendimento realizado pela Sefaz.

“A nossa proposta de avanço começa com a centralização e unificação dos canais de atendimento remoto. Isso é essencial para gerenciar de forma eficaz o atendimento ao contribuinte, entender quem nos procura, quais problemas estão surgindo e quais ainda precisam de solução, permitindo assim que possamos propor melhorias contínuas nas entregas”, explicou o superintendente Rafael Vieira.

A introdução do webchat representa um passo significativo na modernização dos serviços oferecidos pela Sefaz, aprimorando a gestão pública e proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente aos contribuintes de Mato Grosso. Esse novo formato permite que as dúvidas e necessidades dos contribuintes sejam atendidas com rapidez e precisão, reduzindo o tempo de espera e garantindo uma experiência mais satisfatória.

Entre os serviços disponíveis no webchat estão informações sobre IPVA, ITCD, consulta de débitos, atualização de dados cadastrais e notificação ou aviso de cobrança fazendária. O cidadão também pode obter informações sobre o Nota MT.

Embora o webchat funcione como um assistente virtual, o atendimento é realizado por servidores da Sefaz, garantindo que as informações fornecidas sejam precisas e que fiquem registradas no sistema para futuras consultas, caso necessário.

O novo canal de atendimento estará disponível durante o horário comercial, das 07h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O sistema permitirá a entrada de chamadas até às 16h30, assegurando que todos os contribuintes sejam atendidos no mesmo dia.

Bate-papo Sefaz

Para divulgar e apresentar o novo canal de atendimento, a Sefaz promoveu a live “Bate-papo Sefaz MT” em seu canal no YouTube, na última quinta-feira (08.08). A apresentação foi conduzida pelo superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Rafael Vieira, juntamente com o coordenador de Atendimento Remoto, Alberto Moraes.

Durante a live, os servidores da Sefaz realizaram uma demonstração ao vivo de como o webchat funciona, respondendo às dúvidas dos contribuintes.

Veja também

Notícias - Tributos

Projeto determina que motorista de aplicativo seja cadastrado como MEI

O Projeto de Lei 741/24 estabelece que o transporte privado individual de passageiros por aplicativo, como Uber e 99, será exclusivo de motoristas cadastrados como Microeemprendedor Individual (MEI). A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, determina ainda que as plataformas só poderão cobrar até 25% do valor das viagens realizadas. Hoje, segundo o site […]

8 de abril de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

Em São Paulo, portaria trata dos procedimentos a serem adotados para fins da Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) pelos contribuintes do ICMS

PORTARIA SRE 11, DE 20 DE FEVERE​IRO DE 2024 (DOE 21-0​​2-2024) Altera a Portaria CAT 147/09, de 27 de julho de 2009, que disciplina os procedimentos a serem adotados para fins da Escrituração Fiscal Digital – EFD pelos contribuintes do ICMS. O SUBSECRETÁRIO DA RECEITA ESTADUAL, tendo em vista o disposto no artigo 250-A do Regulamento […]

23 de fevereiro de 2024

Notícias - Tributos

Proposta define tabela adicional de IR para rendimentos superiores a R$ 600 mil

O Projeto de Lei 4840/24 prevê a tributação das altas rendas por meio de tabela progressiva com alíquotas de 5,0% até 27,5%. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a legislação sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Pela proposta, os contribuintes com rendimentos anuais superiores a R$ 600 mil estarão […]

28 de fevereiro de 2025