Notícias

No Paraná, Grupo mexicano vai investir R$ 447 milhões nos Campos Gerais com apoio do Estado

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de agosto de 2024

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (14) que a planta da empresa mexicana Cristalpet, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, concluiu adesão ao Paraná Competitivo. A expectativa é de gerar 170 empregos diretos e 750 indiretos. O investimento é de R$ 447,1 milhões.

A unidade industrial será voltada à embalagens de polietileno tereftalato (PET), com atenção especial à sustentabilidade. A produção incrementará o mercado de embalagens no Estado para refrigerantes, sucos, águas minerais e óleos, além do mercado de tampas inteiriças de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

O protocolo de intenções foi assinado pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e o diretor regional da Cristalpet, Álvaro Nougue. O documento traz alguns compromissos da empresa com o Estado, como a concentração de suas importações e exportações pelos portos e aeroportos paranaenses, o investimento na formação e qualificação de trabalhadores e a preferência por empresas do estado na compra e/ou aquisição de bens e serviços.

“Esse investimento é fruto de um incentivo do Estado. Essa é uma transformação que estamos fazendo em todo o Paraná. É um voto de confiança do setor privado “, disse Ratinho Junior.

“Esse novo projeto de investimentos atende a várias premissas do Programa Paraná Competitivo, dentre elas a de desenvolvimento tecnológico, inovação e diversificação produtiva. Estamos em uma crescente evolução dos investimentos no Paraná. E esse, com certeza, vem somar ao desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, destacou Ortigara.

A empresa do centenário grupo Cristalerías del Uruguay e atualmente parte do grupo Envases Universales de México é líder na fabricação de pré-formas de PET na América Latina. “Primeiro queremos fomentar a sustentabilidade do estado, fornecendo equipamentos com alta tecnologia para dar melhores condições de uso da embalagem e sua reciclagem até o destino final”, antecipa o diretor regional da Cristalpet, Álvaro Nougue.

PARANÁ COMPETITIVO – O principal objetivo do Paraná Competitivo é atrair investimentos para o Estado. Ao participarem do programa, as empresas assumem o compromisso de reinvestir parte dos incentivos fiscais recebidos em ações de cunho social, gerenciadas pelo Governo do Estado.

Há duas opções para cumprimento dessa obrigação: mediante depósito na conta-corrente do programa, para redistribuição a fundos específicos na forma da legislação; ou mediante realização de projetos em ações sociais, ou no desenvolvimento do esporte, da cultura ou da saúde, em conformidade com os programas do Estado.

O Paraná Competitivo analisa tecnicamente as concessões dos incentivos com o apoio da Invest Paraná. As secretarias estaduais que recebem os reinvestimentos também participam da avaliação dos projetos propostos.

Veja também

Notícias

Publicação da Versão 11.0.2 do programa da ECF

Versão 11.0.2 do programa da ECF Foi publicada a versão 11.0.2 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025 (leiaute 11), com as seguintes atualizações: 1 – Correção do problema nos registros 0020, X370, X450, X451, N610, N620. 2-  Tabelas […]

24 de janeiro de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Atualização de dados do Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais enfrenta instabilidade

A Receita Federal informa que, desde o dia 29 de agosto de 2024, a atualização dos dados dos imóveis rurais no Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (Cafir) vem enfrentando instabilidade. O problema foi identificado na sincronização do sistema de atualização dos dados do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) pelos dados do Sistema Nacional de […]

9 de setembro de 2024

Notícias - Tributos

Receita Federal abre programa para regularização de bens no Brasil e no exterior

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Instrução Normativa nº 2.219, de 19 de setembro de 2024, que regulamenta o Regime Especial de Regularização Geral de Bens Cambial e Tributária (RERCT-Geral). O programa permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem ativos de origem lícita mantidos no Brasil ou no exterior. Para aderir ao RERCT-Geral, […]

23 de setembro de 2024