Notícias

No Pará, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia participa de seminário sobre a sustentabilidade das cadeias de suínos e aves

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de junho de 2024

O governo do Pará, representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participa do seminário técnico com foco na sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, no município de Concórdia, em Santa Catarina (SC).

A participação do titular da pasta visa conhecer as novas metodologias de pesquisa e inovação desenvolvidas pela Embrapa Aves e Suínos, especialmente, as voltadas para abatedouros móveis, a fim de explorar o potencial dessa cadeia produtiva no território paraense.

O evento iniciou-se na última terça-feira, dia 11, com o Workshop sobre Arranjos Produtivos de Aves e Suínos, e prossegue até a quinta-feira, 13, com apresentação de painéis que abordam temas como suprimentos, produção de proteína animal, sustentabilidade, descarbonização e política nacional.

A programação traz para o debate, especialistas e representantes do Ministério da Agricultura e da Embrapa Meio Ambiente, e conta com moderador para condução dos temas que são referência nacional e internacional em pesquisa e desenvolvimento para a avicultura e suinocultura.

Segundo o secretário Sedeme, durante a participação no workshop, técnicos da Embrapa apresentaram temas como a sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves, a contextualização da avicultura e suinocultura brasileira, arranjos produtivos, cadeia de suprimentos e nutrição, genética de aves e suínos, biosseguridade e boas práticas.

“O seminário reúne especialistas para debater ações e projetos sustentáveis na produção de proteína animal, um mercado promissor. A Embrapa, com sede em Santa Catarina, é referência nacional em suínos e aves, e o Estado é o maior produtor nacional. Além do intercâmbio de conhecimento, viemos buscar essa tecnologia para implementar empresas no estado do Pará e auxiliar as que já existem com acordos de cooperação técnica. Essas ações visam ajudar os produtores da nossa região e promover a implantação de futuras indústrias no Pará, adotando práticas sustentáveis,” disse o secretário.

Participam também do seminário representantes de instituições de governo, cooperativas e de empresas, como o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, Walkymário Lemos; o secretário de produção rural de Parauapebas, Milton Zimmer; representantes do Sistema OCB-PA; o consultor da Nós Soluções, Andreos Leite; além dos presidentes das cooperativas Transprodutor, Newton Leão; e da CCampo, Mário Zanelato.

Fonte: Agência de Notícias Pará

Veja também

Notícias

Reforma Tributária: consultores legislativos lançam livro no Senado

A Reforma Tributária, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, é tema do livro que os consultores legislativos do Senado lançaram nesta quarta-feira (26). O evento aconteceu na Biblioteca da Casa e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O Novo Sistema Tributário Nacional é o título da obra.     Fonte: Agência Senado

28 de junho de 2024

Notícias

Receita Federal amplia a integração com os municípios conveniados na fiscalização do Imposto Territorial Rural

O Servidor Municipal responsável pelo lançamento do Imposto Territorial Rural (ITR) agora formalizará o processo físico, digitalizará os documentos e a Receita Federal, após análise, converterá o processo em digital e incluirá o CPF do fiscal como interessado no processo. A partir desse momento, o fiscal juntará os documentos de forma digital ao processo. Isto […]

8 de outubro de 2024

Notícias - Tributos

No Amapá, decreto trata sobre o tratamento tributário do ICMS e o controle de circulação de mercadorias ou bens que sejam objeto de remessas expressas internacionais processadas por intermédio do “SISCOMEX REMESSA” realizadas por empresas de transporte internacional porta a porta (empresas de courier)

DECRETO N° 1.681, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 23.02.2024) Altera o Decreto n° 4565/18 que dispõe sobre o tratamento tributário do ICMS e o controle de circulação de mercadorias ou bens que sejam objeto de remessas expressas internacionais processadas por intermédio do “SISCOMEX REMESSA” realizadas por empresas de transporte internacional expresso porta...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

27 de fevereiro de 2024