Programa da ECF
Notícias

Estado vai garantir incentivo fiscal às concessionárias e cooperativas de energia

Por: Dia a Dia Tributário - 19 de julho de 2024

Decreto, que será publicado nos próximos dias, regulamentará o crédito presumido de 20% às entidades do setor que promoverem melhorias no sistema elétrico

Sancionada pelo governador Jorginho Mello em janeiro deste ano, a lei que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica e concede incentivo fiscal àquelas que promoverem melhorias no sistema elétrico catarinense será regulamentada nos próximos dias. Por meio de decreto, o Governo do Estado vai estabelecer condições para as cooperativas usufruírem do incentivo previsto na Lei n. 18.847/2024, de autoria do próprio Executivo.

Entre outros mecanismos de apoio, será oferecido crédito presumido de 20% do ICMS a ser recolhido no ano, desde que o valor seja aplicado em programas sociais, expansão ou implantação de redes, linhas de transmissão e subestações de energia elétrica. A medida tem impacto de R$ 26 milhões/ano na receita do Estado, valor que será compensado com o incremento da arrecadação decorrente do fomento à atividade econômica.

Trata-se de incentivo semelhante ao que já é concedido à Celesc, também condicionado à realização de investimentos em infraestrutura elétrica — no caso da companhia, o crédito presumido é de 10% do valor do imposto.

Em reunião com lideranças do setor nesta quinta-feira, 18, os secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço) definiram os últimos alinhamentos entre o Governo do Estado e as concessionárias/cooperativas na elaboração do texto final do decreto. Ficou decidido, por exemplo, que o regulamento será retroativo a fevereiro, de forma que as cooperativas possam contar com o incentivo em investimentos realizados desde então.

“O governador Jorginho Mello entende que somos um Estado associativista, cooperativista por natureza, e que trabalha na geração de empregos como uma de suas principais frentes. O cooperativismo representa aquilo que temos de melhor. A nossa missão é apoiar todas as iniciativas que vão nos trazer mais produtividade, competitividade e desenvolvimento econômico. Com a parceria da Assembleia Legislativa, conseguimos mais um avanço importante nesta direção”, destacou Siewert.

Com a regulamentação da lei, serão beneficiadas diretamente 22 cooperativas de energia, que operam cerca de 22 mil quilômetros de redes e atendem mais de 1 milhão de catarinenses. Os incentivos concedidos devem impulsionar a expansão da rede trifásica nas áreas rurais e pequenos municípios do Estado.

“Toda a cadeia produtiva é beneficiada quando tem acesso à energia de qualidade, em especial os empreendedores rurais, que passam a ter mais segurança nas operações e podem avançar com a modernização de seus negócios. É um incentivo à produtividade e à melhoria da qualidade de vida no campo”, analisou Dreveck.

Também participaram da agenda o secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr, além dos deputados José Milton Scheffer e Marcos Vieira.

Fonte: Secretaria do Estado de Santa Catarina

Veja também

Notícias

Pacheco: desoneração e reforma tributária são prioridades no semestre

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou nessa terça-feira (6) as pautas prioritárias para o segundo semestre. Entre elas estão as medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentose a regulamentação da reforma tributária. Segundo o Pacheco a Casa deve funcionar normalmente, mesmo com as eleições municipais de outubro.   Fonte: Agência Senado

7 de agosto de 2024

Projeto cria incentivos para empresas que desenvolvem tecnologias para autistas
Notícias - Tributos

Projeto suspende cobrança de tributos federais para obras de reconstrução

O Senado vai analisar um projeto de lei que institui regime especial de tributação para obras de reconstrução de infraestrutura básica afetada por catástrofes reconhecidas pelo poder público e para obras de relevante interesse nacional. O PL 1.649/2024 suspende a exigibilidade de cobrança de tributos federais nessas obras. A suspensão será convertida em isenção sob a...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

27 de maio de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

No Espírito Santo, novos auditores fiscais realizam fiscalização em rodovia durante curso de formação

Os novos auditores fiscais nomeados no último mês de abril na Secretaria da Fazenda (Sefaz) participaram de fiscalizações na Rodovias do Sol, em Vila Velha e Guarapari, na última sexta-feira (07) e nessa segunda-feira (10). As blitze fazem parte do curso de formação, e foram realizadas sob supervisão de auditores fiscais da Receita Estadual responsáveis […]

12 de junho de 2024