Notícias

Concessão da ZPE Imbituba avança com a realização de audiência pública

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de março de 2025

O projeto de concessão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba teve avanços importantes esta semana, com a realização de audiência pública voltada à discussão da proposta. Empresários, autoridades e membros da sociedade civil estiveram reunidos na última segunda-feira, 17, para conhecer em detalhes o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental desenvolvido para o empreendimento.

A audiência foi realizada pelas secretarias de Estado da Fazenda (SEF/SC) e de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), além InvestSC, no Porto de Imbituba.

Diretora de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Fazenda (DIAI), Débora Müller explicou que o projeto prevê a implementação da ZPE em uma área de aproximadamente 611,8 mil metros quadrados, distribuída em fases, e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento industrial e logístico da região.

O edital da concessão deve ser lançado ainda no terceiro trimestre deste ano, seguido pela realização do leilão, previsto para o quarto trimestre. Já o contrato com a concessionária vencedora deverá ser assinado no primeiro trimestre de 2026. O período de consulta pública segue até 5 abril, permitindo que a sociedade envie contribuições na página do PPI-SC.

“A audiência representou um passo fundamental na estruturação do projeto, permitindo a participação da população na modelagem da concessão. Com a implementação da ZPE Imbituba, Santa Catarina reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento econômico sustentável, posicionando-se como um polo estratégico para investimentos e exportações”, destacou a diretora da SEF/SC.

Também participaram da audiência pública o secretário adjunto da SPAF, Ivan Amaral, o presidente da InvestSC, Renato Lacerda, e a vice-prefeita de Imbituba, Madalena Nunes.

Oportunidade para crescimento econômico

As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação, sendo reguladas pelo Governo federal. Com incentivos fiscais e regimes aduaneiros especiais, o modelo tem potencial para atrair investimentos estratégicos e fomentar a industrialização na região Sul de Santa Catarina.

O estudo apresentado na audiência pública demonstrou que a concessão prevê um investimento inicial obrigatório de R$ 29,34 milhões nas fases 0 e 1, chegando a um total de R$ 65,97 milhões ao longo do contrato. O prazo da concessão será de 35 anos, com possibilidade de prorrogação, e a operação da ZPE seguirá um modelo de condomínio logístico, garantindo flexibilidade para a atração de diferentes setores industriais.

Impacto na geração de empregos

Um dos pontos mais debatidos durante a audiência pública foi o impacto econômico do projeto na região. A estimativa inicial é de que a ZPE gere 727 empregos diretos e indiretos, sendo 624 na fase de instalação e 103 na fase de operação. Além disso, o empreendimento promete fortalecer a economia local, aumentando a renda e impulsionando o setor logístico de Imbituba.

De acordo com o estudo de demanda, os setores potenciais para a ZPE incluem a indústria automotiva, química, eletroeletrônica, de transformação e logística. Santa Catarina já se destaca nacionalmente pelo alto nível de complexidade econômica, o que fortalece a viabilidade do empreendimento.

As próximas fases do projeto poderão ser acompanhadas em www.ppi.sc.gov.br/zona-de-processamento-de-exportacao-de-imbituba.

 

Fonte: SEF/SC

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

CCJ recebe relatório de Braga sobre reforma tributária com vista de 24h

A votação do relatório pela CCJ está prevista para a segunda parte da reunião desta quarta-feira (11), que se inicia às 9h30. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) nesta terça-feira (10) a sua versão alternativa (substitutivo) ao projeto aprovado na Câmara, que cria regras para a implementação da […]

11 de dezembro de 2024

Notícias - Tributos

Comissão aprova isenção de IPI para caminhoneiros autônomos na compra de pneus novos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que isenta o Transportador Autônomo de Cargas (TAC) do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de pneus novos para o próprio caminhão com até três carretas. Segundo o texto, a isenção só poderá ser utilizada uma vez por ano para cada uma […]

7 de junho de 2024

Notícias

Comissão aprova projeto que revoga pontos ultrapassados da CLT

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que revoga diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em desacordo com a Constituição Federal e com legislação posterior. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Ossesio […]

19 de novembro de 2024