Notícias

Integração entre órgãos fazendários e Polícia Civil reforça combate à sonegação fiscal em MT

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de dezembro de 2024

Auditores da Receita Federal e equipes da Secretaria de Estado de Fazenda e da Delegacia Fazendária realizaram a primeira reunião nesta segunda-feira.

Na segunda-feira (09.12) servidores da Receita Federal do Brasil, Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e a Secretaria de Estado de Fazenda promoveram o primeiro encontro entre as instituições, com foco no fortalecimento do combate à sonegação fiscal e na troca de boas práticas investigativas.

Auditores e servidores da Receita Federal, da Inspetoria de Cáceres, apresentaram aos auditores fiscais estaduais e policiais civis um panorama detalhado sobre o sistema e-Financeira. A plataforma é fundamental para o monitoramento de operações financeiras e foi um dos principais temas abordados durante a reunião.

Os representantes da Receita Federal também abordaram sobre as ferramentas disponíveis para investigação fiscal, destacando os dados que podem ser compartilhados com os órgãos por meio de decisões judiciais e outros através de parcerias estratégicas.

Os participantes elogiaram a iniciativa, que foi destaca como um marco no fortalecimento das relações interinstitucionais. A integração entre as instituições também fortalece o papel do Estado no combate ao crime organizado, que muitas vezes utiliza a sonegação fiscal como mecanismo de financiamento.

A expectativa é que essa troca técnica seja o início de uma série de colaborações futuras, consolidando um modelo de integração que possa servir de exemplo a outros estados e instituições.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso

Veja também

Notícias - Tributos

Pacheco afirma que há acordo para acabar com a reoneração da folha

O Congresso Nacional vai analisar a Medida Provisória 1.202/2023, que reonera a folha de pagamento de 17 setores da economia. A redução dos encargos trabalhistas foi aprovada pelo Congresso Nacional para incentivar a geração de empregos, mas o governo editou a MP para retomar a cobrança gradual e equilibrar as contas públicas. A equipe econômica estima […]

5 de fevereiro de 2024

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Gorjetas. Lucro Presumido. Receita Bruta. Exclusão da Base de Cálculo.

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 70, DE 3 DE ABRIL DE 2024 Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ GORJETAS. LUCRO PRESUMIDO. RECEITA BRUTA. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO. Em decorrência do Parecer SEI nº 129/2024/MF, as gorjetas compulsórias não compõem a receita bruta auferida pelo restaurante para fins de apuração da base […]

12 de abril de 2024

Notícias

Maranhão isenta ICMS para indústrias de laticínios e derivados do leite

O governador Carlos Brandão assinou nesta sexta-feira (01) Decreto concedendo crédito presumido de ICMS para a indústria maranhense de laticínios, de forma que a indústria estará desonerada do imposto que deveria incidir sobre a produção e as suas vendas. A pedido da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, que destacou a utilização […]

5 de novembro de 2024