Notícias

Operação Conglomerado: Receita Federal e PF deflagram operação de combate ao crime de extração ilegal de recursos minerais e sonegação fiscal no Pará

Por: Dia a Dia Tributário - 9 de dezembro de 2024

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no estado do Pará, com a participação de policiais federais e seis auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

 

A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Conglomerado, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na extração irregular de recurso mineral da União, bem como sonegação fiscal.

As investigações demonstraram a ocorrência de extração irregular de recurso mineral da União por empresa que realiza a extração de minério sem possuir a devida autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Foram identificados padrões de sonegação fiscal e possível lavagem de capitais, como a constituição de empresas com sócia sem lastros econômicos-fiscais para a integralização do capital social. As investigações também apontam inconsistências contábeis como a simulação de receitas auferidas para lastrear a emissão de notas fiscais eletrônicas que seriam utilizadas por outras empresas, além de indícios de patrimônio não declarado à Receita Federal.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no estado do Pará, com a participação de policiais federais e seis auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária de Paragominas/PA e determinaram ainda o sequestro de todo o maquinário utilizado direta ou indiretamente para a extração irregular de minério ou a ele relacionado e a suspensão da atividade de uma empresa.

Essa operação não apenas assegura o estrito cumprimento das leis, mas também reforça o compromisso da Receita Federal com proteção à economia nacional e a preservação dos recursos naturais.

 

Fonte: Receita Federal

Veja também

Notícias

Comissão aprova incentivos para empresas que desenvolvem tecnologias assistivas

Proposta ainda será analisada por outras duas comissões da Câmara antes de ir para o Senado   A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto de lei reduzindo os impostos cobrados de empresas que desenvolvem tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. Entre essas tecnologias estão equipamentos, aplicativos e jogos educativos para...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

18 de junho de 2024

Notícias

Câmara retoma no dia 26 votação do segundo projeto da reforma tributária

PLP 108/24 teve texto-base aprovado no último dia 13; projeto regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços A partir do próximo dia 26, a Câmara dos Deputados continuará a votação do projeto que regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Nesse esforço concentrado, os deputados votarão […]

19 de agosto de 2024

Notícias

Comissão aprova benefícios fiscais para produtos com tecnologia de reconhecimento visual

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que concede benefícios fiscais, e outras medidas de estímulo, aos dispositivos eletrônicos que utilizam tecnologia de reconhecimento visual para auxiliar pessoas com deficiência visual. São dispositivos como o OrCam MyEye, que identifica rostos, objetos e lê textos para as pessoas com visão reduzida. […]

24 de novembro de 2023