Notícias - Tributos

Sefaz-RJ lança serviço de autorregularização de contribuintes que transportam cargas no Rio de Janeiro

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de agosto de 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda lançou o serviço Barreira Sem Filas para a autorregularização de empresas que transportam cargas no estado do Rio de Janeiro. Criada para agilizar a passagem pelos postos de Controle Fiscal, a plataforma possibilita que os contribuintes que emitem o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) tenham acesso às suas pendências tributárias para que possam se regularizar. O novo sistema pode beneficiar mais de 700 mil empresas, agilizando o processo de fiscalização de veículos enquadrados nos critérios estabelecidos pela Receita Estadual.

“Essa iniciativa de autorregularização é extremamente estratégica, pois viabiliza uma passagem mais tranquila dos veículos nos postos de Controle Fiscal, otimizando e agilizando a logística do transporte de carga das empresas. É mais uma medida de modernização desenvolvida para facilitar o dia a dia dos contribuintes”, afirmou o subsecretário de Receita Adilson Zegur.

Disponível gratuitamente para pessoas jurídicas de qualquer unidade federativa, o serviço deve ser acessado no site do Atendimento Digital da Sefaz-RJ (ADRJ). O contribuinte deve fazer o login na plataforma com o e-CNPJ e informar o MDF-e da operação, que será analisado em alguns minutos, para verificação de alertas apontados pelo sistema e, posteriormente, promover a regularização. Em caso de dúvidas relativas ao uso do sistema de consulta, o contribuinte pode enviar um e-mail para suporteadrj@fazenda.rj.gov.br.

O MDF-e é emitido por contribuintes para a realização de transporte de cargas, previamente autorizados por órgãos fazendários. A plataforma valida apenas operações que contenham o manifesto, pois se tratando de um documento obrigatório, sua ausência torna necessária a fiscalização da carga em trânsito no Rio de Janeiro.

Fonte: Sefaz RJ.

Veja também

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: PERSE. Redução de Alíquotas a Zero. Atividade Econômica Prevista no Anexo I da Portaria ME n° 7.163, de 2021, no Anexo I da Portaria ME n° 11.266, de 2022, e no Caput do art. 4° da Lei n° 14.148, de 2021, com Redação da Lei n° 14.592, de 2023. Produtora de Filmes para Publicidade (CNAE 5911-1/02).

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 6.165, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2023 Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário PERSE. REDUÇÃO DE ALÍQUOTAS A ZERO. ATIVIDADE ECONÔMICA PREVISTA NO ANEXO I DA PORTARIA ME Nº 7.163, DE 2021, NO ANEXO I DA PORTARIA ME Nº 11.266, DE 2022, E NO CAPUT DO ART. 4º DA LEI Nº […]

28 de novembro de 2023

Notícias - Tributos

Câmara debate manutenção da alíquota reduzida da contribuição previdenciária municipal

A Câmara dos Deputados promove comissão geral na terça-feira (16) para debater a manutenção da alíquota previdenciária patronal de 8% para municípios. A alíquota de contribuição previdenciária de municípios vem sendo objeto de embate entre o governo e o Congresso desde agosto do ano passado, quando foi aprovado projeto que reduziu para 8% a alíquota […]

12 de abril de 2024

Notícias - Tributos

SC – Postergação do ICMS para o Simples Nacional já vale nos municípios em calamidade

Medida faz parte do Programa Recupera Santa Catarina e vai beneficiar pequenos empreendedores nas cidades mais prejudicadas pelas enchentes de outubro   As empresas enquadradas pelo Simples Nacional com atividades em Laurentino, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió já contam com a postergação do ICMS em relação aos períodos de apuração de outubro, […]

13 de novembro de 2023