Notícias

Com objetivo de fortalecer o combate à sonegação fiscal, Minas Gerais sedia Encontro Nacional do CIRA

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de junho de 2024

Aberto quarta-feira (19/6), o Encontro Nacional do CIRA (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos) reúne agentes do Fisco, de Minas Gerais e outros 18 estados, que atuam no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a ordem tributária.

Até a próxima sexta (21/6), os servidores participarão de painéis temáticos que vão abordar técnicas de investigação, fluxo de análises e gestão da informação, além de assuntos atuais, como reforma tributária e inteligência artificial sob a ótica dos integrantes do comitê e de especialistas.

O evento de abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Gomes, observou a importância de compartilhar com outros Estados o trabalho realizado nos 17 anos de existência do CIRA mineiro, bem como aproveitar as experiências de cada lugar que traz iniciativas bem-sucedidas.

“Queremos alcançar nacionalmente um outro grau de institucionalidade, pois estamos às vésperas de um novo sistema tributário, que está se formando, e nós temos que nos acostumar a repartir e integrar”, disse.

Luiz Claudio reiterou o sucesso da integração entre os órgãos parceiros do CIRA-MG (Receita Estadual, Ministério Público de Minas Gerais, Advocacia-Geral do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e as polícias Militar e Civil) e o valor de um trabalho coeso em que todos se dedicam e se alinham à tecnologia para alcançar os melhores resultados na recuperação de ativos e devolvê-los à sociedade em forma de políticas públicas.

Ao saudar cerca de 200 convidados de todas as regiões do país, o secretário-geral do CIRA-MG, promotor de Justiça William Garcia Pinto Coelho, fez um breve histórico do comitê, ressaltando a sua institucionalização, por meio de decreto, em 2007.

“Não tem milagre, o resultado vem com muito trabalho e tecnologia”, disse William, referindo-se ao sucesso na recuperação de ativos com uma integração dos órgãos mineiros.

Coordenador de um dos painéis de trabalho desta quarta-feira, o subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais, Osvaldo Scavazza, afirmou que Minas Gerais adquiriu grande know-how no combate ao crime tributário com essa parceria de 17 anos com as instituições do CIRA.

Sobre o painel “Desafios Colaborativos do CIRA e Reforma Tributária”, ele explicou que tratará da “jurisprudência, da parte da reforma tributária”.

“A discussão vai trazer um conhecimento teórico para os participantes desse encontro, que vieram de todo o país. Amanhã e depois, teremos painéis temáticos que vão abordar, dentre outros, técnicas de investigação e avaliação no tratamento de dados”, declarou Scavazza.

O evento foi acompanhado por servidores da Receita Estadual e teve a presença, ainda, da secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais, Luciana Mundim.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Reforma tributária: CNC propõe cautela quanto à implementação do split payment 14 de novembro de 2024

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal debateu, nesta terça-feira (12), as mudanças trazidas pela reforma tributária, com especial atenção ao mecanismo do split payment, previsto no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024. O relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB-AM), destacou que o novo modelo pode reduzir significativamente a sonegação […]

14 de novembro de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

Manutenção do eSocial – Produção Restrita

Será realizada uma manutenção no banco de dados do eSocial do ambiente de produção restrita conforme cronograma abaixo. Início: 27/11/2023 às 19:30 Previsão de término: 28/11/2023 às 00:30 Observação: a produção restrita do eSocial ficará indisponível durante o período.

22 de novembro de 2023

Reforma Tributária - Notícias

Governo prepara testes para novo sistema tributário com IBS e CBS

O governo federal pretende iniciar, no segundo semestre de 2025, os primeiros testes dos sistemas que serão responsáveis pelo cálculo e cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) , tributos criados com a reforma tributária. O desafio é grande, já que a fase oficial de testes começa em 1º de […]

5 de março de 2025