NAF da UFMG vai orientar contribuintes no período de entrega da declaração na Receita Federal em Belo Horizonte
Todos os anos, durante o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), a Receita Federal em Belo Horizonte busca desenvolver ações que aumentem a capacidade de atendimento, com o objetivo de dar o apoio possível aos cidadãos no cumprimento de sua obrigação tributária. Neste ano, a delegacia traz o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para dentro do órgão.
O NAF é um projeto de faculdades e universidades com o apoio técnico da Receita Federal para prestar assistência à população de baixa renda. Resultado de uma parceria com instituições de ensino que começou em 2011, cada vez mais os núcleos ampliam sua atuação e se mostram uma aposta acertada. Em Belo Horizonte, já são dezesseis NAFs espalhados pela região metropolitana, funcionando dentro das faculdades e servindo à população com menor poder aquisitivo.
Diariamente, vários contribuintes que vão aos centros de atendimento (CAC) da Receita Federal são orientados a procurar esses núcleos, para receber informações e a ajuda que por vezes não pode ser fornecida pela Receita, como no preenchimento de declarações. Em contrapartida, a delegacia oferece às faculdades treinamentos, palestras, suporte técnico e abre a Receita para visitas guiadas dos estudantes. O diálogo é constante, com ganho para todos: Estado, cidadãos, escolas, alunos.
Dentre as várias faculdades parceiras, a UFMG aceitou o convite para atuar no CAC de Belo Horizonte, ajudando a dirimir dúvidas durante o período de entrega da DIRPF – como uma primeira experiência de um projeto que poderá ser ampliado.
Todas as segundas-feiras até o dia 20 de maio, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Controladoria e Finanças, supervisionados por professores, ajudarão os contribuintes em suas dúvidas sobre os diversos serviços atendidos pelo NAF, em especial Imposto de Renda Pessoa Física.
Os plantões acontecerão às segundas-feiras (até 20/5), na sede da RFB – Avenida Olegário Maciel, 2.360 – das 14h às 17h.